A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação 14 BIS, visando desarticular uma organização criminosa especializada na introdução de drogas no Brasil através do modal aéreo. Em Olímpia, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) prestou apoio nas buscas e potenciais apreensões.
A investigação, iniciada em novembro de 2023, culminou na apreensão de 1.382 quilos de cocaína e 7.700 quilos de maconha, todos vinculados à organização criminosa investigada.
A operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em seis estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Roraima e Amazonas. A Justiça Federal também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens e valores pertencentes aos investigados.
O nome da operação, 14 BIS, faz referência à utilização de aeronaves de pequeno porte pela organização criminosa para o transporte de entorpecentes. Os envolvidos responderão judicialmente pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.


